Ciências - Henrique Fontes

Tubarão, 24 de fevereiro de 2025.

 

Propriedade dos Materiais

 

Um chato determinante para a história da humanidade foi quando nossos ancestrais aprenderam a construir ferramentas usando pedras. Por serem duras e resistentes as pedras foram utilizadas para construir machados e lanças afiadas, por exemplo. Isso ajudou nossos antepassados a caçar e a se defender de predadores, entre outras possibilidades.

Dureza resistência são exemplos de propriedades mecânicas dos materiais. Essas propriedades têm relação com a maneira como os materiais se comportam quando uma força é aplicada sobre eles. Conheça melhor algumas dessas propriedades.

·       Dureza;

·       Resistência ou tenacidade;

·       Maleabilidade;

·       Elasticidade;

·       Condutibilidade.

 

Tubarão, 10 de março de 2025.

 

dureza é a capacidade de um material riscar ou ser riscado por outro material. Não confunda com resistência, que é descrita a seguir.

O diamante é o material natural mais duro que se conhece, capaz de riscar outros materiais sem ser riscado por eles. O grafite, por outro lado, é um material de baixa dureza, ele sofre desgaste quando é pressionado contra o papel, pois a sua dureza é menor que a do papel.

resistência ou tenacidade é a capacidade do material de suportar um impacto sem quebrar.

Madeira e metal são exemplos de materiais resistentes. O vidro, apesar de ter dureza elevada, não é um material resistente, pois se quebra com certa facilidade.

maleabilidade diz respeito à possibilidade de moldar o material. O alumínio, por exemplo, é maleável, pois se deforma quando é pressionado. O vidro, por sua vez, não é maleável.

elasticidade é a capacidade de sofrer deformações reversíveis.

Um exemplo de material elástico é a fibra de carbono utilizada na construção de arcos para a prática de tiro com arco. Enquanto o arqueiro puxa o braço enquanto o arqueiro puxa a corda, os braços do arco se deformam. Quando a corda é solta, os braços voltam rapidamente ao formato inicial impulsionando a flecha para frente.

condutibilidade térmica é uma propriedade dos materiais que diz respeito à capacidade deles de conduzir calor. Metais, em geral, são bons condutores térmicos ponto a madeira, por outro lado, é um isolante térmico, isto é, não conduz bem o calor.


Tubarão, 17 de março de 2025.

 

A condutibilidade térmica não é uma propriedade mecânica, mas é muito importante na escolha dos materiais utilizados para a produção de certos objetos.

 

Tubarão, 24 de março de 2025.

 

Cada objeto tem uma propriedade mecânica importante para que ele cumpra essa função.

Cortador de vidro: sua função é cortar vidro. A dureza deve ser elevada, pois o objeto deve ser capaz de riscar o vidro.

Martelo: sua função é fixar e remover pregos. Deve ser resistente, pois é submetido a impactos fortes.

Amarrilho para embalagens: sua função é manter a embalagem fechada. Deve ser maleável, para permitir abrir e fechar a embalagem.

Elástico de calça: sua função é impedir a calça de cair. Deve ter elasticidade, para se ajustar ao corpo da pessoa e segurar a calça.

 

ELETRICIDADE


Você já tomou um choque ao encostar na porta do carro ou na maçaneta da porta?

Por que acha que isso acontece?

A matéria é formada por partículas minúsculas, impossíveis de serem vistas até mesmo com microscópios. Algumas dessas partículas têm cargas elétricas, que podem ser positivas ou negativas.

Eletricidade é o nome dado a diversos fenômenos que envolvem cargas elétricas. A eletricidade está relacionada direta ou indiretamente a vários acontecimentos bastante comuns no nosso cotidiano, desde os relâmpagos até o acendimento de uma lâmpada. Todos os corpos têm cargas elétricas. Em geral, a quantidade de cargas negativas é igual à de cargas positivas. Nessa situação, o corpo está eletricamente neutro, e é difícil perceber a eletricidade.

Em certas situações, porém, o corpo pode ter mais cargas negativas do que positivas, ou vice-versa. Nesses casos, o corpo está eletrizado, e é mais fácil perceber a eletricidade.

Veja um exemplo de como isso pode ser feito.

(1) Esfregue uma flanela em um balão cheio por cerca de um minuto. Esse processo torna o balão eletrizado.

(2) Aproxime o balão de corpos leves, como fios de cabelo ou papel picotado.

Para compreender esse fenômeno, é preciso saber que cargas opostas se atraem, e cargas iguais se repelem.


O balão eletrizado atrai corpos leves porque, depois de ser esfregado na flanela, fica com um excesso de cargas negativas. Com isso, ele atrai as cargas positivas dos fios de cabelo ou dos papéis.

Vídeo: Propriedade dos Materiais


Estados Físicos da Água


Ciclo da Água

ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutiliza. Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.


Etapas do ciclo da Água


energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rioslagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens.


Observe as principais etapas do ciclo da água.

Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do que pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.

A chuvaao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos.

A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que possuem.

      A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e decomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiraçãogutação, (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição. 


Importãncia do ciclo da Água


O ciclo da água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais consumissem-na, mas que ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não existiria mais no nosso planeta e, consequentemente, não haveria mais vida. Como sabemos, a água é fundamental para qualquer ser vivo, uma vez que ela faz parte da composição do seu corpo, ajuda no transporte de substâncias e participa de reações químicas importantes.

O ciclo da água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta.

Não podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a economia. A produção de energia e a agricultura, por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas.

Atividade sobre o ciclo da Água


Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da água, observe o desenho apresentado a seguir e tente identificar as etapas que estão indicadas pelos números. A resposta correta para cada número será apresentada após o desenho. 


 
Observe atentamente a figura e tente identificar os processos representados pelos números.
Conseguiu identificar todos os processos?
1 - __________________________________.
2 - __________________________________.
3 - __________________________________.
4 - __________________________________.
5 - __________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário